6 passos importantes para contratar um fotógrafo.
1. Procure um fotógrafo que tenha o seu estilo.
Quando se pensa em ensaio fotográfico, a primeira coisa que se deve ter em mente é "qual será o estilo das minhas fotos?" e escolher o que é mais a sua cara. Todos nós somos únicos e possuímos marcas registradas, como assinaturas que imprimem a nossa personalidade ou um toque especial, basta saber qual o seu.
Para que as fotos consigam capturar o seu estilo é preciso levar em consideração a escolha do fotógrafo. Cada profissional tem um estilo de fotografar e técnicas específicas que incluem a direção fotográfica, composições, iluminação, efeitos e cores, além da expressão criativa das fotos.
Por isso, na hora da escolha do fotógrafo ideal para o seu ensaio, defina o estilo que vai querer abordar em suas fotos. Se for um estilo mais espontâneo, por exemplo, busque um profissional que tenha um portfólio com a mesma "pegada". Se você preferir um trabalho mais urbano, opte por um profissional com fotos ao estilo urbano, e assim por diante.
2. Conheça o profissional:
Depois de definido o estilo de suas fotos e pesquisar os fotógrafos que possuem em seu portfólio um trabalho que condiz com a proposta das fotos que você deseja, o passo seguinte é conhecer mais à fundo os profissionais e os seus trabalhos anteriores.
Procure ver as modelos e ou clientes com quem eles costumam trabalhar, quais as referências e opiniões sobre os seus trabalhos, sua experiência, locais onde já trabalhou, informações nas redes sociais ou sites. Além de se assegurar do profissionalismo e idoneidade, lembre-se que há diferentes tipos de profissionais no mercado e nem todos agem de boa fé.
Após a escolha do fotógrafo, realize reuniões com o profissional para que possam juntos, debater sobre o pacote de fotos, detalhes, temas, as suas limitações e expectativas, além de tirar dúvidas sobre como será o ensaio.
3. Leve um acompanhante no dia do ensaio:
O ensaio é um momento especial, mas nem todo mundo se sente seguro para realizá-lo sozinho, principalmente, quando é a primeira vez. Por isso, para se sentir bem e confiante, é aconselhável levar alguém especial que possa lhe acompanhar para dar o apoio necessário e compartilhar o dia do ensaio com você.
Lembrando que o seu estado de espirito reflete diretamente no clima e no resultado das fotos. Portanto, se sentir confortável, segura, confiante, de bem consigo e com o próprio corpo são as bases fundamentais para que o trabalho possa fluir e o resultado seja o esperado, ou até mesmo ultrapasse as expectativas. Todos esses elementos influenciam diretamente para que o ensaio seja leve e confortável.
É importante esclarecer que, mesmo que alguns profissionais não gostem que os ensaios tenham acompanhantes, isso é uma questão de escolha de cada um, mas de modo geral, acompanhantes não atrapalham o andamento do ensaio, muitas vezes podem acalmar e motivar você.
4. Roupas, locações e composições temáticas:
O vestuário é um dos pontos chaves para que a composição criativa do ensaio case perfeitamente com a temática proposta, assim como a maquiagem e o penteado do cabelo. Todos esses elementos devem estar em harmonia com a locação a ser escolhida e a proposta das fotos.
A escolha dos locais que vão servir de fundo para as fotos precisam ser avaliados seguindo critérios como a paleta de cores e texturas que serão trabalhadas na criação das composições dos mais diversos cenários.
Portanto, para que o fotógrafo faça um estudo prévio dos locais que se alinham com a temática, é importante saber quais serão as roupas utilizadas durante o ensaio. Para isso, escolha com cuidado as peças e as combinações possíveis, depois mande uma foto das peças e seus conjuntos para que o profissional tenha uma noção de quais linhas de composição irá seguir.
5. Defina seu limite:
Um ensaio tranquilo é planejado com antecedência através de reuniões entre o fotógrafo e a modelo. Durante o estabelecimento da temática, roupa, cabelo, maquiagem, estilo e local, se faz necessário também estabelecer os limites, ou seja, deixar claro quais são suas preferências e como se sente sobre poses e ângulos a serem clicados.
É preciso que tudo seja exposto claramente antes do ensaio e que a confiança no profissional seja uma das bases para que o trabalho seja bem sucedido. Lembre-se de que, se ficar em dúvida sobre certa posição, peça para conferir a foto na hora, e caso não goste, solicite que seja apagada imediatamente. O importante é que a modelo se sinta segura sobre o trabalho e o que está sendo registrado.
6. Leia o contrato:
Após todos os detalhes acertados, é preciso que o combinado seja devidamente documentado em contrato. Certifique-se de que tudo está claro e objetivo e de que não há nada além do que foi acertado previamente.
Caso a proposta apresentada não venha acompanhada de contrato, tenha bastante cuidado! Não aceite o serviço sem ser assinado em contrato, pois essa é a sua garantia de um trabalho feito com responsabilidade e com seus direitos assegurados.
Esse conteúdo te ajudou!? Então compartilhe com mais pessoas.
Tá afim de fazer um ensaio. Clica aqui para chamar direto pelo WhatsApp e agendar agora o seu.